Alugar um imóvel envolve algumas etapas que vão além de escolher a localização e o tamanho da moradia. Antes de fazer as malas e pensar na decoração, é preciso entender quais passos você deve tomar para alugar um imóvel com tranquilidade. Confira as opções:

Seguro Fiança
Conhecida também por Seguro Aluguel, a fiança locatícia garante o pagamento dos aluguéis e demais encargos ao proprietário, em caso de inadimplência. Ela pode ser utilizada em residências e imóveis comerciais, como escritórios e consultórios, localizados exclusivamente em ambientes urbanos.
Enquanto inquilino, você deverá manter um contrato junto à seguradora através da imobiliária, que por sua vez realiza o pagamento da indenização ao proprietário, caso ocorra atrasos ou inadimplência nas prestações do aluguel, (Mediante a abertura de sinistro) como foi explicado anteriormente. Geralmente, o serviço de fiança locatária é pago anualmente, como a maioria dos seguros.
Em relação ao Seguro, o candidato deve comprovar renda mensal equivalente a três ou quatro vezes o valor do aluguel. Você pode considerar a renda de todas as pessoas que moram junto para alcançar o montante pretendido.
Vantagens para o locatário
- Evita o constrangimento de procurar um fiador;
- Agiliza o processo de aprovação no contrato do aluguel;
- Descontos progressivos nas renovações do Seguro.
Vantagens para o locador
- Agilidade no processo de recebimento da indenização em caso de atraso do aluguel por parte do inquilino;
- Não existe a necessidade de iniciar eventuais processos jurídicos;
- O imóvel permanece protegido e zelado, pois a seguradora garante cobertura em eventuais danos físicos. (Dependendo da modalidade contratada).
Documentação necessária
Basta apresentar seus respectivos documentos pessoais e comprovante de renda (contracheque ou holerite) dos últimos três meses. Se você não tem registro em CLT, é ideal apresentar a última declaração do Imposto de Renda Pessoa Física e os extratos bancários referentes aos últimos 6 meses.
É importante frisar que nem sempre o pagamento da fiança locatícia é feito anualmente. O parcelamento também é uma opção e acaba se tornando mais viável, através do boleto de aluguel. No entanto, você precisa cumprir o contrato e manter em dia as prestações, para que o serviço se torne realmente eficiente.
Além das inúmeras vantagens descritas, como pagamento facilitado, manutenção do imóvel e garantia de recebimento, Nossa equipe trabalha para facilitar sua vida e oferecer tranquilidade. Entre em contato para maiores dúvidas e solicite agora mesmo um orçamento!
Título de Capitalização
É utilizada geralmente como alternativa na hora de alugar um imóvel residencial ou comercial, visto que o fiador não se faz mais necessário. O valor do título de capitalização fica acordado entre proprietário e locatário, através da imobiliária, e deve ser quitado à vista (não há possibilidade de parcelamento). No entanto, o inquilino é ressarcido em 100% do valor constituído na reserva de Capitalização após o término do plano. Esse serviço serve basicamente como garantia em contratos de locação de imóveis. Não existem restrições quanto ao tipo de imóvel, podendo ser utilizado no aluguel de residenciais e comerciais, independentemente da sua localização.
Contratação
Para adquirir um plano você precisa ter mais de 18 anos. Após a quitação do valor referente a garantia negociada, já é possível obter o título de capitalização. É preciso comprovar renda apresentar a documentação do locatário, o custo varia conforme o valor que foi negociado – normalmente, fica entre 8 e 12 vezes o valor do aluguel.
Coberturas
Com a contratação do título de capitalização, o inquilino conta com benefícios exclusivos que facilitam seu dia a dia, bem como:
- Corretora de Seguros, que inclui serviços gratuitos de assistência 24 horas para realização de reparos emergenciais no imóvel: encanador, chaveiro, eletricista.
- Como já foi dito anteriormente, ao fim da locação, a reserva de capitalização pode ser resgatada em sua totalidade.

LOCAÇÃO COM FIADOR RESIDENCIAL Nesta modalidade de locação o locatário de deve apresentar um fiador com 1 imóvel quitado e registrado em cartório, onde deverá apresentar uma certidão de ônus c/ inteiro teor do imóvel apresentado.
RELAÇÃO DE DOCUMENTOS a) Xerox RG e CPF (casal);
b) Xerox Certidão Nascimento / Casamento;
c) Xerox comprovante de endereço;
d) Xerox comprovante de renda (3 últimos holerites + Carteira de Trabalho e Declaração Completa IRPF c/ recibo de entrega);
e) Certidão Negativa dos Distribuidores Forenses (Civel e Criminal) – Fórum da Cidade de domicílio (casal);
f) Certidão Negativa dos Distribuidores Forenses (Protestos) – Fórum da Cidade de domicílio (casal);
g) Certidão de ônus de 1 imóvel c/ inteiro teor atualizada (FIADOR).

LOCAÇÃO COMERCIAL
Nesta modalidade de locação, o locatário de deve apresentar um fiador com 2 imóveis quitado e registrado em cartório, onde deverá apresentar uma certidão de ônus c/ inteiro teor do imóvel apresentado. RELAÇÃO DE DOCUMENTOS a) Cópia das 03 últimas alterações do Contrato Social;
b) Cópia registro no CNPJ;
c) Cópia do último balancete da empresa;
d) Cópias do RG, CPF, Certidão de Casamento de todos os sócios;
e) Certidão Negativa dos Distribuidores Forenses (Civil e Criminal) – Fórum da Cidade de domicílio (casal);
f) Certidão Negativa dos Distribuidores Forenses (Protestos) – Fórum da Cidade de domicílio (casal);
g) Certidões Negativas de Débitos – Municipal, Estadual e Federal.
h) para locação comercial, o fiador deve apresentar certidão de ônus de 2 moveis quitados e registrado c/ inteiro teor. (Cartório).